SDK Android

Overview do SDK

O SDK Android é uma interface do sistema de pagamento da Stone. Foi desenvolvido com objetivo de permitir que você faça pagamentos através da sua aplicação de forma fácil e segura.

O SDK possui 3 operações principais: Ativação, Pagamento e Cancelamento

Ativação

Para fazer qualquer operação com o SDK é necessário antes fazer a ativação, que tem como objetivo reconhecer quem está transacionando na Stone através do ID único do lojista/estabelecimento (StoneCode).
Além disso, na ativação salvamos localmente todos os dados do lojista para ser enviado na transação e exibido no comprovante de venda.

Pagamento

O Pagamento é a ação principal do nosso SDK. Essa operação possui 2 etapas:

  • Autorização

A Autorização é o primeiro passo para realizar uma transação. O valor da transação sensibiliza o limite do cartão do portador, porém não gera cobrança enquanto não houver a confirmação (captura).

  • Captura

Ao realizar uma autorização, é necessária a confirmação desta transação, ou seja, a Captura. É nesse momento que o limite do cartão sensibilizado na autorização é, de fato, cobrado. O valor capturado pode ser o total sensibilizado ou um valor inferior (captura parcial).

O Android SDK realiza normalmente a autorização e a captura no mesmo momento, sem que seja necessário você fazer 2 chamadas para cada etapa. Porém, caso você queira, pode fazer as chamadas separadamente.

Na autorização com captura automática, o valor da transação é confirmado de maneira instantânea no momento da requisição de autorização, sem a necessidade de enviar a requisição de captura. Essa é a modalidade mais utilizada.

Já na autorização com captura posterior, a transação é autorizada junto ao emissor do cartão (neste momento o valor ainda não é cobrado na fatura do portador) e posteriormente é necessário realizar a captura total ou parcial desta transação.

Prazo de Captura

Caso a autorização não seja capturada no prazo máximo de 7 dias, ela é automaticamente cancelada pela Stone.

Cancelamento

O Cancelamento é a operação que reverte uma transação efetuada anteriormente.